Sobre a RaçaCaucasian Shepherd

Pastor do Cáucaso


As origens do Pastor do Cáucaso - Caucasian Ovcharka - estão perdidas nas brumas da pré-história. Um milênio de isolamento geográfico e as condições extremamente severas impostas pelas montanhas do Cáucaso da Rússia criaram um processo de seleção natural, onde apenas os animais maiores e mais agressivos sobreviveram para continuar a raça. Adicionalmente, a seleção feita pelas forças armadas soviéticas para obter um cão de serviço mais treinável e complacente, resultou no Pastor do Cáucaso de hoje. Uma raça de guarda nobre e magnífica, que é tão doce e gentil com a família quanto hostil e agressiva para com estranhos.



Foi na sua fase de guarda de rebanhos que os Pastores do Cáucaso desenvolveram a sua agressividade contra homens e animais. É na sua fase de utilização como cão de serviço pelas forças armadas soviéticas que ganharam as competências de treino. Como cães de serviço militar, os Pastores do Cáucaso eram utilizados para patrulhar as fronteiras, escoltando prisioneiros de guerra e outros deveres de alto risco.


A necessidade era ter por um lado um cão agressivo, mas ao mesmo tempo, treinável e controlável. Assim, um Pastor do Cáucaso de hoje diferencia-se de outras raças de guarda de rebanhos por ser mais treinável e por ter níveis maiores de agressividade.



Hoje conseguimos encontrar no Pastor do Cáucaso moderno dois níveis básicos de defesa-proteção:
Por um lado, os Pastores do Cáucaso que ficavam nas montanhas guardando os rebanhos de ovelhas ou protegendo a família com um nível de defesa-proteção mais baixo. Por outro, os cães criados pelas forças armadas soviéticas para cães militares, mais agressivos, mas ao mesmo tempo, mais treináveis e controláveis. Estas diferenças foram mantidas intatas; alguns cães são criados para proteger armazéns, desempenhar funções militares e outros criados para proteger as suas famílias.

Assim, na altura de selecionar o cachorro para os novos donos, há que ter este aspeto em consideração e selecionar o cão com o nível de defesa-proteção mais adequado.


Os Pastores do Cáucaso são grandes e normalmente têm baixa energia, e por isso adequam-se bem a pequenas propriedades, desde que sejam realizadas longas caminhadas diárias. Precisam ter um trabalho e, se o "trabalho" for apenas uma caminhada pelo bairro todos os dias (sua versão de uma patrulha) ou uma rápida sessão de obediência, eles ficarão felizes. Por isso, o treino de obediência quando começa desde cedo se torna tão fácil.

Assine o Livro de Visitas